Uma frase de Fernando Pessoa me fez refletir profundamente sobre a vida e veio ao encontro de tudo que tenho pensado ultimamente sobre o seu verdadeiro valor.
O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.
Todos nós um dia, nascemos e somos ensinados, a partir deste momento, que estamos começando a vida, que precisamos aprender a viver, que precisamos ganhar a vida e fazer tudo aquilo valer à pena.
Independente de quantos anos nossa vida terá, se 7 ou 70, a partir do momento que nascemos vivemos cada dia um dia a menos nela.
É uma outra perspectiva que pode nos fazer aprender a dar ainda mais valor ao presente que recebemos diariamente, e compreender que, se eu estou programada para viver 25 mil dias, eu já gastei 1 precioso dia desta franquia.
Cada sonho, decisão ou plano que tomamos na nossa vida gasta um tempo desta soma de dias que estamos planejados para viver. A maioria de nós não pensa nisto.
Te convido a pensar:
- Quantos dias gastamos tristes por alguma decepção amorosa?
- Quantos dias gastamos ficando chateados com um amigo ou alguém que nos disse algo do qual não gostamos?
- Quantos dias gastamos traçando artimanhas para ganhar uma promoção no trabalho em detrimento aos demais candidatos?
- Quantos dias gastamos falando mal, criticando ou observando aquela pessoa mais conhecida que nós?
- Quantos dias gastamos julgando?
- Quantos dias desperdiçamos deixando de ajudar alguém?
- Quantos dias desperdiçamos deixando de dar nosso melhor?
Quantos Dias Gastamos Tentando Ganhar a Vida?
Procuramos ganhar a vida agora para viver mais tranquilos depois.
Depois quando?
Depois? Depois de quê? Depois de ficarmos doentes por trabalhar além do que podemos, criticar além do que devemos e sofrer além do que precisamos?
Quantos dias para ganhar a vida?
A vida já está ganha para nós todos os dias.
Nossa missão é transformar este presente em um bem para o mundo e não utilizar o mundo para ganhar não se sabe o quê e usar não se sabe quando.
Quando acordamos pela manhã nossa primeira ação deveria ser de olhar para tudo que está a nossa volta e sorrir.
Simplesmente Sorrir e Agradecer!
Começar o dia com aquela sensação de que temos menos um dia vivido, mas mais um dia para investir na vida!
Quando começamos a pensar assim podemos ver nossos dias como verdadeiros investimentos e concentrar no que podemos viver de melhor hoje independente de quais atividades precisarei fazer.
Deixamos de ficar preocupados com o que temos que ganhar para aproveitar lá na frente.
A própria ideia de ganhar a vida demonstra que temos um sentimento de que não a termos de fato.
Esta ideia demonstra nosso sentimento enraizado de escassez que nos faz agir como se precisássemos abrir mão do nosso presente para pensar tanto neste tal de futuro que não chega nunca.
Quando termos a perfeita noção que, ao dormir, não há nada que garante que acordaremos na manhã seguinte, a não ser nossa esperança, passamos a acordar e perceber o milagre que acontece neste eterno hoje em que vivemos. É quando passamos a ter a perfeita noção do tamanho do patrimônio que temos em mãos, passamos a enxergar tudo e todos de outra maneira.
Passamos a entender que somos uma parte do mundo de alguém e que este alguem também faz parte do nosso mundo.
Só saímos de casa se valer realmente à pena.
Encaramos o trabalho com outra perspectiva além de ganhar a vida, mas a da possibilidade de alegrar e confortar os outros que estão naquela mesma situação que nós e ainda crescermos e evoluirmos como seres humanos.
Passamos a avaliar tudo. Mas acima de tudo, passamos a demonstrar esta dimensão de gratidão a todos à nossa volta, independente do seu nível de entendimento.
Com a singeleza necessária, passamos a querer mudar tudo, a querer tornar todos os dias um culto de ação de graças e a aproveitar, da melhor maneira possível, o presente que ganhamos hoje para, quem sabe, fazer por merecer outro amanhã.