O que é sucesso pra você?

Clique aqui para ouvir esse artigo

Por mais incrível que pareça, a palavra sucesso, tão conhecida e pronunciada por todas as pessoas do mundo inteiro e que tem tão poucas variações nos principais idiomas, tem um imenso vazio de significado.

 

Na verdade, não quero dizer aqui que o sucesso não significa nada, mas que precisamos dar o nosso significado ao termo sucesso, ou seja, sucesso não pode ser definido de forma exata e padronizada, pois varia de pessoa para pessoa

A expressão “vazio de significado” indica que existe um recipiente vazio esperando que coloquemos um conteúdo individual dentro dele.

 

O conceito de sucesso é exatamente isto.

 

O significado individual para a felicidade de se conquistar um objetivo, seja ele qual for.

 

Um escritor moderno fantástico, Ryan Holiday, escreveu sabiamente que “o sucesso é a paz de espírito, que é um resultado direto da satisfação consigo mesmo por saber que você se esforçou para dar o seu melhor em se tornar o melhor que é capaz de ser”.

 

Isto tem um enorme significado, pois quando traçamos um objetivo e damos tudo de nós para conquistá-lo, ficamos em paz com nossa consciência, e mesmo que não tenhamos atingido exatamente aquilo que planejamos, já temos o tal sucesso, pois o esforço por si só já é um ato bem-sucedido, uma vez que não temos controle de situações externas que podem impactar no êxito daquilo que planejamos conquistar.

 

O esforço, por si só, já é um ato bem-sucedido.

 

Uma outra verdade que sabemos sobre o sucesso é que ele é efêmero e temporário, pois inevitavelmente, quando atingimos um objetivo, atingimos o sucesso e naturalmente traçamos um outro objetivo para perseguirmos.

 

É um ciclo infinito de traçar um objetivo, obter o êxito e em seguida traçar outro para começar tudo novamente. Resumidamente, estamos sempre percorrendo o caminho circular do sucesso, pois sempre temos novos objetivos pelos quais nos preocuparmos.

 

No dicionário há dois significados:

  1. Refere-se do que sucede, ao fato, ocorrência ou acontecimento que vem depois.
  2. Qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.

 

No sentido de suceder fica claro que imaginamos o sucesso pessoal como algo que obteremos depois de fazer alguma coisa, seja um projeto, um negócio, um relacionamento ou qualquer outra coisa que façamos na vida. Quando fazemos um plano e o executamos esperamos que este plano seja sucedido por um bem-estar ou uma satisfação de ter alcançado o que se planejou, portanto, a primeira definição também se encaixa.

 

Já a segunda trata de resultado de forma mais específica quando nos diz que sucesso é o resultado de um empreendimento, porém só encaramos, na prática, como sucesso quando obtemos um resultado positivo. Isto significa que se abrirmos um negócio ou empreendermos algo que não “dá certo” nos sentimos malsucedidos, mas isto não significa que não obtivemos resultado, pois seja bom ou ruim tudo que se sucede é um tipo de resultado.

 

Se analisarmos de forma mais profunda, mesmo quando empreendemos algo (aqui não só negócios, mas qualquer plano na vida) sempre obtemos um resultado que será sempre positivo se olharmos da perspectiva perfeita.

Mesmo os negócios e empreendimentos que dão errado em si, nos deixam um saldo positivo de aprendizado e aprendizado é sucesso. Acredito que todos nós concordamos com isto.

Aprendizado é uma forma de sucesso.

 

Se tivéssemos que decidir o que é sucesso em apenas uma palavra, ela seria a palavra MAIS. O mundo inteiro está o tempo todo nos dizendo que precisamos de MAIS. Mais beleza, mais saúde, mais dinheiro, mais carro, mais casa, mais educação, mais roupas, mais conhecimento, mais tudo, mais de qualquer coisa, mais coisas que sequer vamos usar.

 

Empreendemos em tudo na vida, mas sempre estamos visando o que vem a seguir.

 

Estamos vivendo um tempo em que tudo está muito acelerado e as necessidades mudam o tempo todo, porém estas necessidades são, em sua maioria, superficiais. Boa parte das inovações que surgem nascem acompanhadas de uma necessidade recém-criada (ou posso dizer inventada).

 

A mídia como um todo faz o trabalho de nos mostrar novas necessidades o tempo inteiro e enquanto estamos focados, ou sendo levados a focar, em novas necessidades perdemos a noção das efetivas necessidades que conseguimos suprir e dos pequenos êxitos que conseguimos alcançar.

 

Entramos em um ciclo infinito de

IDENTIFICAR NECESSIDADES >

PLANEJAR SEU SUPRIMENTO >

CAMINHAR PARA A AÇÃO >

COMEÇAR NOVAMENTE

 

Infelizmente, muitas vezes, antes de caminhar para a ação de nossos planos, somos convencidos de outras necessidades e começamos o processo novamente, e o plano para suprir a necessidade anterior é automaticamente abandonado quando criamos outro.

 

Quando entramos neste círculo vicioso nos tornamos eternos desejadores e planejadores em série e com poucos, ou quase nenhum deles, efetivamente alcançados.

 

O que acontece a seguir? O sentimento de fracasso se instala e na maioria das vezes nem conseguimos identificar o porquê.

 

Pense nisto e defina inabalavelmente o que é sucesso na sua vida!

 

Seja o primeiro a comentar
Construindo seu barco

Construindo seu barco

Deixe a revisão
Sobre tomar as rédeas da própria vida e se preparar para poder criar as opo...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir, pelo momento presente, ...
Leia mais
Reinventar é preciso

Reinventar é preciso

Deixe a revisão
Falando um pouco sobre as inquietações e dúvidas que, inevitavelmente, acom...
Leia mais
Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Deixe a revisão
Em todas as crises a única saída é o empreendedorismo. Independente de abri...
Leia mais
Minha lembrança da Pequena Alma

Minha lembrança da Pequena Alma

Deixe a revisão
A história que trago aqui hoje é linda, simples, singela e me fez chorar no...
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental para ter uma melhor qualida...
Leia mais
Deixe o rio correr para o mar

Deixe o rio correr para o mar

Deixe a revisão
Quando usamos as memórias de forma positiva funciona como refrigério e elas...
Leia mais
Estamos realmente ganhando a vida?

Estamos realmente ganhando a vida?

Deixe a revisão
Já parou para pensar sobre ganhar a vida? Será que o que aprendemos sobre ...
Leia mais
Nossos valores determinam nossas prioridades

Nossos valores determinam nossas prioridades

Deixe a revisão
Já parou para pensar em quais são seus valores? Eles certamente são a razão...
Leia mais