Já notou quantas vezes observamos as pessoas do nosso convívio vidradas em seus livros, em seus celulares ou seus computadores trabalhando, lendo, conversando e tendo ideias? Quantas vezes observamos as pessoas pensando?
Será mesmo que isto se trata de pensamento?
Será que estamos realmente pensando em algo ou simplesmente mantendo nossa mente ocupada para não pensar?
Começo este texto cheio de perguntas, justamente porque tenho observado cada vez mais isto nas pessoas com quem convivo e no nosso mundo de uma foma geral.
Todo mundo está sempre fazendo algo, lendo algo, assistindo algo, fazendo um curso novo, trabalhando em um projeto novo. As pessoas, inclusive, se vangloriam o tempo inteiro de estarem "produtivas" inclusive em seu tempo de folga, em seu horário de almoço, na nora de tomar o cafezinho, ou seja, estão ocupadas o tempo todo.
Parece que quanto mais a pessoa mantém seu cérebro trabalhando, melhor a pessoa é.
Agora vamos a outras perguntas:
Será que isto é bom? Será que manter a mente ocupada nos torna pessoas melhores? Será que manter o pensamento funcionando o tempo todo nos faz ser melhores profissionalmente?
Já notaram que quando a gente está super ocupado com alguma coisa e não tem tempo para pensar, as ideias começam a ficar travadas? Já notaram que quanto mais fazemos e mais colocamos ansiedade em fazer, menor é nosso resultado?
Outro dia li em um livro uma coisa que fez tudo fazer sentido para mim.
O MUNDO É FEITO EM SUA MAIOR PARTE DE ESPAÇOS VAZIOS.
Inclusive no nosso corpo, dentro de cada átomo, entre um átomo e outro, entre uma célula e outra o que tem é um grande espaço vazio. É no espaço que está contido tudo e que a coisa toda acontece.
E o que a gente tenta fazer o tempo inteiro? ACABAR COM OS ESPAÇOS.
Assim como nosso corpo, a atividade da nossa mente precisa de espaço para acontecer.
Isto significa que o espaço, que o vazio e o nada, são extremamente importantes, pois é apenas no espaço vazio que se cria de verdade, fora isto é tudo imitação, fora do espaço vazio tudo que fazemos é repetir atitudes e pensamentos já tomados anteriormente por nós mesmos ou por outros que seguimos na vida.
Portanto, enquanto mantemos a mente totalmente ocupada acabamos com nossa única oportunidade de criar e de fazer realmente algo novo (que é o que tanto buscamos).
Já notaram que, quando finalmente nos desligamos dos nossos milhões de afazeres e das inúmeras mensagens inúteis que recebemos o tempo inteiro, quando finalmente resolvemos dar caminhada ao ar livre, observar a natureza, brincar com uma criança ou simplesmente decidimos não fazer nada, é quando a mágica acontece de verdade?
Nesses poucos momentos em que deixamos nossa mente ter espaço, quando conseguimos deixar nossa mente respirar, é quando temos os insigts criativos. Nestes momentos temos aquele "estalo", aquele raio de luz, e lembramos quase que "do nada" de uma solução para questões que nos incomodam.
Repito (sei que pareço mandona), é no espaço que acontece a criatividade.
Se mantivermos nossa mente cheia não Criaremos nada.
Se não tivermos cuidado com o tipo de conteúdo que consumimos não agregaremos nada, se não monitorarmos os lixos informacionais que coletamos diariamente não criaremos nada. Ao invés de criarmos, ficaremos constantemente aprisionados neste mundo de repetição.
Pode parecer duro e pode ser que estejamos fugindo desta pergunta, mas precisamos nos questionar: