Uma ferramenta para planejar seu autodesenvolvimento

Clique aqui para ouvir esse artigo

Nós simplesmente não podemos deixar para outros a gestão da nossa vida e do nosso desenvolvimento. Nos é que temos que definir quem queremos ser e coordenar nosso processo para isto.  Esta é uma das grandes bandeiras que levanto em minha vida.


Claro que no decorrer do tempo obteremos ajuda e intervenções externas, seja com cursos, livros, mentores, psicólogos, coachings, bons líderes e muitos outros. Mas a consciência de onde se quer chegar e o que se está fazendo para isto precisa ser nossa. Caso contrário nos tornamos fantoches nas mãos do destino.

Primeiramente, lembre-se sempre:


Você pode ser o que quiser, aprender o que quiser, conseguir o que quiser, desde que coloque sua energia e esforço nisto.


O planejamento do desenvolvimento pessoal permite que qualquer pessoa tome a direção de seu próprio aprendizado.  O aprendizado se torna um processo proativo, bem como reativo, projetado e priorizado para apoiar as necessidades de desenvolvimento, bem como ambições de longo prazo, ou seja, ele te apoia no que você precisa se tornar para que chegue onde pretende chegar no futuro.


Um plano de desenvolvimento pessoal permite que se identifiquem áreas-chave de aprendizagem e qual atividade de desenvolvimento que permitirá adquirir ou desenvolver competências e comportamentos para que se atinja o objetivo traçado.


Com a disciplina necessária é possível:

  1. Melhorar o desempenho em seu papel atual
  2. Efetuar mudanças antecipadas em seu papel atual
  3. Ancorar aspirações rumo a um futuro papel


Antes de concluir o plano de desenvolvimento pessoal é preciso realizar uma análise de habilidades para determinar suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento, assim como identificar os objetivos de desenvolvimento para tais necessidades. 

Caso não tenha ideia de como fazer a autoavaliação clique neste link.


Você pode realizar o processo de autoavaliação e planejamento de autodesenvolviemnto sempre que achar que está pronto, mas principalmente, recomendo que você faça a reavaliação quando estiver com as metas atingidas. Caso apareça uma nova e importante meta de desenvolvimento no meio do caminho registre, bem como, caso não sinta a necessidade de trabalhar em uma meta antiga pode registrar na avaliação (planilha abaixo) e dar a meta como realizada/encerrada.


A planilha que oferecemos neste presente é simples, mas de grande ajuda, principalmente para quem está começando em seu processo de desenvolvimento pessoal.


Lembre-se sempre que o desenvolvimento é seu e você não deve delegá-lo a outras pessoas, mesmo que estas pessoas, principalmente empresas tenham como procedimento de fazer para seus empregados, ou seja, mesmo que você tenha um plano de desenvolvimento onde você trabalha é importante você ter o seu pessoal, pois assim evitará destinar todas as suas forças a crescer em algo que te deixará mancando em outras áreas da sua vida.


Temos a tendência de sempre colocar o profissional na frente em nossas vidas, mas é de suma importância que você determine objetivos que também te ajudem em sua vida pessoal, pois você é um ser humano inteiro e deve se desenvolver de forma inteira também.


Se você tiver bastante disciplina neste processo você poderá ser como um coaching da sua própria vida, afinal quem sabe o que você necessita, em última instância é apenas você. Todos os profissionais e ferramentas servem para te ajudar nisto, mas as respostas todas estão mesmo com você. A autorresponsabilidade é fundamental neste processo.


Você não nasceu com manual de instruções tendo nele suas limitações de funcionamento escritas. 

Não seja você a colocá-las na sua vida.


COMO FUNCIONA O PLANO BÁSICO DE AUTODESENVOLVIMENTO


Abaixo descrevo o que você deve atentar quando for conduzir seu próprio desenvolvimento na ferramenta.


1 - Objetivos de desenvolvimento:  são objetivos que você identificou que deseja se desenvolver ou aqueles necessários para permitir que você obtenha a aprendizagem e desenvolvimento identificados na fase de análise (mesmo que esta análise não tenha sido feita neste momento da sua vida).


2 - Prioridade: Identifica se o seu objetivo de desenvolvimento é:

  1. Crítico para o seu papel atual
  2. Benéfico Mas não-crítico para o seu papel atual
  3. Crítico para o seu progresso em papel futuro
  4. Benéfico Mas não-crítico para progredir em papel futuro


3 – Atividades:  relacionar qualquer atividade de aprendizagem ou desenvolvimento que lhe permitirá alcançar os seus objetivos desenvolvimento, por exemplo, curso formal, leitura de um livro, curso online, conversar com alguém experiente no assunto, fazer pesquisa, entrevista, etc


4 - Suporte/recursos: descrever o que você precisa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de desenvolvimento.  Normalmente, isso envolveria o suporte de um coaching, alguém de sua confiança ou mesmo um amigo para aconselhar no seu processo. No que tange à recursos você pode relacionar a compra de um livro, um equipamento (novo ou emprestado), uma viagem, caderno, etc...


5 – Datas: você deve registrar dois momentos, ou seja, quando você pretende alcançar seus objetivos de desenvolvimento e, efetivamente, a data em que os alcançou. Os dados nessas colunas são particularmente úteis quando você revê seu plano, pois permitirá que você identifique quaisquer fatores que possam ter impedido você de alcançar seus objetivos de desenvolvimento na data-alvo e construir planos e ideias para evitar que isso ocorra novamente no futuro.


6 – Avaliação: quando você analisa o progresso em seu plano de desenvolvimento pessoal você entende todos os pontos positivos e negativos do processo. Isto serve de aprendizado para novas empreitadas, afinal ninguém quer cometer os mesmos erros sempre.  Recomendamos que você revise seu plano a cada seis meses, pois ele permitirá que você:

  1. Avalie seu progresso
  2. Reflita sobre sua aprendizagem
  3. Identifique se seus objetivos de desenvolvimento que precisam ser alterados
  4. Identifique os fatores que podem ter impedido você de alcançar seus objetivos de desenvolvimento
  5. Construa planos para permitir que você (sempre que possível) para atender a sua data-alvo acordado no futuro.


O objetivo aqui é ajudar na sua independência, pois eu sei que é totalmente possível que tomemos conta de nosso próprio desenvolvimento e crescimento, Permitindo assim, com que possamos ser mais autônomos na nossa vida pessoal, profissional e em todas as demais áreas, com equilíbrio e consciência.

Aproveite o material e não deixe de me escrever caso tenha dúvidas ou simplesmente queira trocar ideias.



Com amor,

Valéria Effgen

Seja o primeiro a comentar