O poder da imaginação

Clique aqui para ouvir esse artigo

Um de seus maiores poderes é ... sua imaginação.


Deixe-me explicar. William James era um filósofo, psicólogo, precursor de cursos de psicologia (antes mesmo de Froid) e um dos principais pensadores há mais de um século. Desde àquela época ele já dizia isto sobre o poder da mente:


"Qualquer coisa que você puder manter firme em sua imaginação pode se tornar sua."


Ele acreditava que havia um tremendo poder na imaginação e escreveu longamente sobre como os seres humanos podem provocar mudanças positivas significativas em suas atitudes, comportamentos e relacionamentos, mantendo primeiro uma imagem vívida, em sua imaginação, de suas melhores sobre si mesmos, ou da pessoa para a qual eles querem se tornar.


Um exemplo desta façanha foi relatado no livro The Winner's Edge, do escritor Denis Waitley. Ele conta a história de jogadores de basquete do ensino médio nos Estados Unidos, que aprenderam o poder de manter algo firme em sua imaginação. Estes alunos foram divididos em três grupos:


O GRUPO 01 foi instruído a não praticar lances livres por um mês.

O GRUPO 02 foi instruído a praticar lances livres reais na quadra, todas as tardes, durante um mês.

O GRUPO 03 foi instruído a simplesmente IMAGINAR lances livres todas as tardes durante uma hora por um mês.


Imagino que você pode estar pensando agora que mal pode “imaginar” um grupo de atletas profissionais, depois de ficar sentado na sala de aula o dia inteiro, vestir-se, ir para a quadra de treino, sentar na arquibancada e imaginar que estão a fazer lances livres de basquete por uma hora todos os dias. Na nossa história por exemplo, todos conhecem o famoso Oscar, Mão Santa, que fazia mais de 1000 lances livres por dia para obter sua excelência. Isto de imaginar pode até parecer loucura, mas vamos dar uma oportunidade à loucura em nome da ciência.


Mas feito isto, vejamos os resultados:

O GRUPO 01, que foi o grupo que não praticou, obviamente, caiu um pouco na média percentual de lances livres.

O GRUPO 02, dos alunos que praticaram, aumentou sua precisão em cerca de dois pontos percentuais.

O GRUPO 03, dos que imaginavam atirar, também aumentou cerca de dois pontos percentuais, ou seja, teve o mesmo resultado do grupo que praticou ativamente, apenas com a imaginação de terem praticado.


A neurociência já descobriu e comprovou que existem razões biológicas para esse fenômeno sobre o qual William James falou há muito tempo.


Portanto, na vida prática, independente do seu objetivo ou vontade, te pergunto: Você quer se destacar em algum empreendimento? Deseja melhorar sua visão de mundo? Existe uma habilidade que você gostaria de aperfeiçoar? Você quer melhores relacionamentos? Gostaria de acabar com um medo de algo, como falar em público ou liderar um projeto? Gostaria de ser possuidor de mais confiança e coragem?


O que você precisa fazer é, simplesmente (mesmo que não seja simples de fzer na prática), o exercício mental mantendo uma imagem vívida e clara do que você deseja, além é claro, de buscar praticar isto materialmente, ou seja, na sua vida física.


O tempo que você passa “assistindo” em sua mente o que você está tentando realizar ajuda a fazer com que isso aconteça.


É claro que não quero dizer que temos que sentar e imaginar algo durante uma hora todos os dias e não fazer nada para que isto aconteça na prática. Mas também te digo com toda a certeza de que, se você praticar tudo certinho na vida física e, de alguma maneira, não acreditar que isso vai dar certo. Não dará certo!


O que está em cima está embaixo, assim como o que está DENTRO está FORA.


Portanto o que você tiver dentro da sua mente, em última análise, o que você estiver sentindo que vai ser na sua vida, assim será, pois você inconscientemente será levado a tomar ações para que isto se torne concreto. Mesmo que estas ações sejam de autossabotagem.


Algumas dicas práticas:

Se você planeja conquistar algo: Trace um processo para você conquistar isto na prática, planeje os mínimos destalhes. No decorrer do planejamento e da execução imagine sua meta alcançada com detalhes. Imagine você feliz aproveitando o objeto do seu sonho. Imagine contando para alguém que você ama que conseguiu. Imagine cada detalhe da sua reação ao conseguir o seu objetivo. Este sentimento de que já está conquistado é essencial para você colocar o plano em prática e fazer dar certo.


Se você teme ou deseja mudar algo que não aprecia em você: Visualize-se fazendo exatamente aquilo que você tem medo de fazer. Visualize sua força em sobrepor aquele medo, sua felicidade em não deixar mais aquilo dominar e paralisar você. Coloque isso firme em sua mente todos os dias. Sinta como é estar confiante. Como parece estar realmente fazendo o que você tem medo de fazer. Imagine sua satisfação por ter conseguido e aproveite o momento desta construção.


Quanto mais detalhes você for capaz de imaginar, em pouco tempo, você descobrirá que as coisas realmente estão mudando para você.


Minha sugestão, na prática é, escolher um objetivo específico para começar. Não comece por vários desejos para não dividir sua atenção. Imagine o êxito durante 30 dias seguidos. Coloque um alarme no relógio para se lembrar, ou mesmo decida fazer suas sessões de visualização ao acordar ou antes de ir dormir. Aliás antes de ir dormir é um dos melhores horários para praticar visualizações como forma de gravar no inconsciente.


Acredite! Faça o teste com o primeiro objetivo! Faça sua parte na vida diária. Depois disso, basta imaginar o que mais você pode fazer.

Seja o primeiro a comentar
Construindo seu barco

Construindo seu barco

Deixe a revisão
Sobre tomar as rédeas da própria vida e se preparar para poder criar as opo...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir, pelo momento presente, ...
Leia mais
Reinventar é preciso

Reinventar é preciso

Deixe a revisão
Falando um pouco sobre as inquietações e dúvidas que, inevitavelmente, acom...
Leia mais
Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Deixe a revisão
Em todas as crises a única saída é o empreendedorismo. Independente de abri...
Leia mais
Minha lembrança da Pequena Alma

Minha lembrança da Pequena Alma

Deixe a revisão
A história que trago aqui hoje é linda, simples, singela e me fez chorar no...
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental para ter uma melhor qualida...
Leia mais
Deixe o rio correr para o mar

Deixe o rio correr para o mar

Deixe a revisão
Quando usamos as memórias de forma positiva funciona como refrigério e elas...
Leia mais
Nossos valores determinam nossas prioridades

Nossos valores determinam nossas prioridades

Deixe a revisão
Já parou para pensar em quais são seus valores? Eles certamente são a razão...
Leia mais
Estamos realmente ganhando a vida?

Estamos realmente ganhando a vida?

Deixe a revisão
Já parou para pensar sobre ganhar a vida? Será que o que aprendemos sobre ...
Leia mais