9 Lições de Madam C. J. Walker sobre os negócios e a vida

Clique aqui para ouvir esse artigo

Que série maravilhosa, espirituosa e estimulante estrelada por Octavia Spenser no Netflix. Se você não assistiu, assista, urgentemente!


Madame C. J. Walker é um mito da vida real! É impossível não ficar fascinado ao conhecer algumas das lutas e triunfos da proclamada primeira mulher afro-americana milionária dos Estados Unidos.




1ª LIÇÃO: NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS

Eu sei, parece clichê, mas é uma realidade. Todos aqueles que alcançaram grandes conquistas em suas vidas não desistiram. Ao contrário, desenvolveram qualidades de enxergar além, principalmente quando ocorrem eventos que, aparentemente, não temos como mudar ou que nos impedem de caminhar. É o típico “fazer do limão uma limonada”.


No Caso de Madam C.J., ela conseguiu fazer de sua maior frustração, que era seu cabelo, sua matéria prima para a construção de seu sucesso.



2ª LIÇÃO: TRABALHE COM DORES REAIS

Ainda falando sobre o cabelo, Madam C.J. tinha verdadeiro sonho de ter um cabelo bonito. Em um momento da série ela se deparou com uma queda de cabelo desesperadora e, apesar de sentir aquela dor profundamente, conseguiu olhar para si mesma e transformá-la em ponto de partida.


Mas Madam foi além disto ao perceber que aquela dor era de várias outras mulheres. Ela uniu a dolorida falta de aceitação daquelas mulheres negras e pobres à necessidade de gerar recursos financeiros e melhoria das condições de vida.


Assim como vários empreendedores que precisam fazer seu produto conhecido, ela teve que dar muito produto de graça para provar seu valor, mas em pouco tempo várias daquelas mulheres que antes não acreditavam nela se tornaram suas melhores vendedoras.



3ª LIÇÃO: NUNCA SE ESQUEÇA O PORQUÊ VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE ESTÁ FAZENDO

Lembre-se sempre do motivo que fez você começar em primeiro lugar. Em um cenário de negócios, principalmente, é um fato que nem todos que torcem por você querem que você tenha sucesso.


Algumas pessoas simplesmente não entenderão sua visão, principalmente no início. Portanto, saber o seu porquê, o motivo pelo qual você está naquela luta, naquele empreendimento, ou seja, a inspiração que fez você sair da cama no seu primeiro dia, será sempre o grande motor da sua corrida.


O mundo não vai te amar incondicionalmente e isso é perfeitamente normal. Estamos em um mundo dual. Na verdade, nem você quer que todos o façam, pois isto não te faria crescer.


Você terá que lutar, quase todos os dias, não apenas contra as forças lá fora, mas principalmente contra aquelas que estão em sua própria cabeça.



4ª LIÇÃO: NÃO TENTE FAZER TUDO SOZINHA

Em equipe, vocês realizarão muito mais, em um ritmo muito mais avançado e com maior qualidade, simplesmente pelo fato de fazerem juntos.


Tire de você o medo de se decepcionar com as pessoas. Você pode depender das pessoas sim! E desde que você cuide de você mesmo, alinhe suas expectativas e trate as pessoas bem, elas nunca te decepcionarão.



5ª LIÇÃO: LIDERE!

Haverá dias nos quais nem mesmo você terá uma visão clara das coisas. Haverá aqueles também, nos quais você estará completamente perdida, sem horizontes, ideias ou inspirações. Terá momentos em que os outros se perderão completamente ou até mesmo desacreditarão de suas ideias. São nesses dias que você precisará ainda mais de sua capacidade de liderar.


Haverá, também, aqueles dias nos quais você manterá a chama acessa somente pelo poder da sua paixão pela sua missão, então deverá trazer esta missão à tona como uma lanterna que te fará reencontrar o caminho.


Você tem que liderar, inclusive a si mesma! E com sua encontrará novamente o caminho. Sabe por quê? Porque você tem as respostas dentro de você. Você sempre soube que não seria fácil, até porque, se fosse fácil, outra pessoa já o teria feito. Porque se fosse fácil, todos fariam.


Este caminho não foi feito para ser fácil!


Você precisa estar preparada para lutar por si mesmo e é por isso que vale a pena lutar. Pelos seus sonhos e pelos seus ideais.



6ª LIÇÃO: NÃO SE DEIXE DESISTIR

Tenha os sinais em mente, aqueles sinais de sua própria autossabotagem. Aqueles pontos que te farão querer ficar mais na cama e não fazer o que precisa ser feito.


Não deixe que sua mente encontre desculpas para abraçar seu medo de ser feliz (acredite, temos medo do sucesso!). A idade não pode ser desculpa, nem a falta do dinheiro, nem a falta de beleza, de estudos, de condições, de apoio. Nada pode te impedir, mesmo que seus passos sejam pequenos, coloque-se sempre em posição de andar para frente.


Nas horas de desespero procure sua essência. Saiba que você sempre será a pessoa que é, seja com um milhão na conta bancária ou com apenas 1 centavo.


Um sonhador com ideias para mudar o mundo não pode se colocar limites nem preço, seja ele qual for.



7ª LIÇÃO: BUSQUE SUA PROSPERIDADE

Por incrível que pareça as pessoas tem medo ou mesmo vergonha de admitir a sua vontade prosperar e isto acaba por impedi-las.


Não se compare com a falta de solução dos problemas globais. Ao contrário, torne uma obrigação a prosperidade na sua vida, assim será um necessitado a menos para pedir ajuda.


Está perfeitamente dentro do seu direito desejar uma vida pacífica e confortável, que você ame e se sinta realizada.


Busque ganhar dinheiro e ame o processo de fazê-lo.


Não importa se você almeja ter casas em 3 cidades diferentes, se deseja impactar um exército de pessoas, talvez queira se mudar para uma cidade pequena para fazer geleia, talvez cuidar de sua própria horta para não perder o crescimento de seus filhos ou, simplesmente, se deseja dinheiro para ficar um tempo dedicada em estudos com livros realmente enriquecedores.


Não importa seus motivos. Todas essas escolhas são válidas desde que te impulsionem ao crescimento.



8ª LIÇÃO: PERMITA-SE MUDAR DE IDEIA

Você ama alguma coisa? Ótimo! Vá atrás desse sentimento e não pare. Aquela coisa deixou de ser o que você ama? Tudo bem também, simplesmente avalie o motivo, processe a decisão e se realmente não serve mais a quem você é e para onde está indo agora, não há problema em deixar aquilo para trás e seguir em frente.


Não precisa viver a frustração de não querer mais, não se obrigue! Não precisa partir o coração, não precisa se identificar com a dor eternamente. Emoções retardadas e reprimidas nos invadem e paralisam profundamente.


O que você tem a perder se permitindo seguir em frente? Saiba que quando você tentou honestamente fazer algo dar certo, quando deu o seu melhor, não importa muito se venceu ou fracassou. Recolha os aprendizados e parta para o próximo passo.


Quando der o passo e acabar com a ansiedade, você provavelmente perceberá que não foi tão ruim quanto parecia ser e que boa parte da incerteza era causada pelo medo que você criou em sua própria mente.



9ª LIÇÃO: POR QUE NÃO EU?

Temos a mania de imaginar grandes oportunidades acontecendo para grandes mulheres, mas ao mesmo tempo, nos esquecemos que estas grandes mulheres podem ser nós mesmas.


Por que não eu? Certamente Madam C.J. pensou por que não deveria ser a primeira mulher afro-caribenha (negra) da pequena ilha de St. Maarten, a ter uma mercearia local de sucesso. Eu posso “ora bolas”, eu posso! Vou me tornar a primeira milionária negra dos Estados Unidos.


Precisamos parar de nos perguntar “Por que Eu?”, para nos perguntarmos “Por que não Eu?”


Enquanto acharmos que coisas boas só acontecem para os outros, não nos permitiremos lutar por aquilo que tanto sonhamos. Então pergunte-se: Se todos podem, por que não eu? E vá em frente!


Madam C.J. nos ensina ainda mais. Ela não buscava ou dependia de elogios ou endossos. Ela foi alimentada por seu desejo de criar uma vida boa, grande, bonita e cheia de aventuras, que ela pudesse amar, simplesmente porque ela sabia que seria possível.


Madam C.J. fez da sua vida um sucesso e ajudou muitas mulheres a chegar lá também. É impossível não amar e admirar esta incrível mulher.

Seja o primeiro a comentar