"Muita ambição errada é tão ruim quanto muita satisfação passiva. Como seres humanos, fomos dotados de necessidades e precisamos atender suas demandas. Como o homem é um ser físico, mental e espiritual, ele deve cuidar de seu bem-estar geral, evitando o desenvolvimento excessivo unilateral. Ter saúde maravilhosa e um bom apetite, sem dinheiro para manter essa saúde e satisfazer essa fome, é angustiante. Ter muito dinheiro e muita indigestão é desgastante. Ter muita saúde, muita riqueza e muitos problemas consigo mesmo e com os outros é lamentável. Ter muita saúde, riqueza e eficiência mental, mas nenhum conhecimento da Verdade última e com falta de paz, é muito inútil, perturbador e insatisfatório."
O sábio mestre Paramahansa Yogananda, é considerado um dos grandes sábios espirituais do último século. Suas palavras são incrivelmente assertivas e representam conselhos simples, que, se seguidos com determinação, nos ajudarão a chegar na prosperidade e felicidade, inevitavelmente.
O que trago aqui é uma proposta de estilo de vida baseado no equilíbrio. Como ele mesmo nos coloca, não adianta ter dinheiro e não ter uma boa saúde, assim como uma perfeita saúde na mizéria não tem grande valia, a não ser, é claro para adiar o momento da passagem.
É fundamental desenvolver uma vida que não pese mais para um lado da balança (o que ele chama de vida unilateral), ou seja, se você investir todas as suas energias em uma área apenas, fatalmente não terá uma felicidade e prosperidade plenas, por simplesmente faltar algo nos lados que não recebem foco.
O crescimento é mais sustentável quando acontece em bloco. Isto significa que devemos buscar o conhecimento (seja teórico, prático, ou de qualquer outra forma) e depois gerar recursos com este crescimento. Ou seja, aprendemos algo, evoluimos como pessoas, agregamos conhecimentos e depois partimos para ação de colocar estes conhecimentos em prática.
O simples fato de buscarmos colocar em prática a busca pelo crescimento pessoal, que para mim se resume em autoconhecimento, já nos traz um crescimento intrínseco ao processo.
O autoconhecimento nos levará a gerar mais gatilhos de ação, uma vez que passamos a conhecer as nossas motivações mais íntimas. Passaremos a nos levantar da cama diariamente com um impulso de conquistar mais, mas este "mais" não se tratará apenas de coisas, aliás coisas serão uma pequena parte deste pacote que será seu novo eu.
Quando você atingir este status de graduação interna, as coisas pelas quais você lutava tanto lá atrás serão facilmente atraídas pela sua vida.