É preciso observar mais e reagir menos

Clique aqui para ouvir esse artigo

O momento presente acontece em um microssegundo. Ele é uma explosão de energia que nossos sentidos convertem em sons, cheiros, imagens, percepções e nosso cérebro interpreta isto tudo mediante ao nosso histórico de eventos passados.


Parece uma descrição técnica, mas é isto.


O segundo que acontece não é o mesmo segundo que estamos percebendo.
É como se Deus estivesse sempre 1 microssegundo à nossa frente.
E de verdade Ele está.


É como a luz das estrelas que vemos hoje. Algumas delas, as mais ínfimas no espaço, aconteceram há mais de 300, 1000 ou até milhões de “anos terrestres” no passado. Só as vemos agora porque a luz precisa percorrer o espaço vazio e isto é feito em uma velocidade constante e por isto tem um “atraso” de tempo para chegar até nós.


Até o sol que você vê agora, estava nesta posição há 8 minutos atrás.


Quando pensamos que estamos vendo imagens de coisas que já aconteceram e realizamos isto, o tempo perde sua importância, pois aquela imagem que você está vendo agora, embora seja o passado de uma estrela, é o seu presente, e quando aconteceu de fato, era seu futuro.


Portanto, passado, presente e futuro em realidade não existem, pois tudo somente “acontece” quando a gente percebe, ou seja, realiza.

Por isso o que está acontecendo na nossa vida agora, na verdade já aconteceu, estamos apenas percebendo que aconteceu.


Esta introdução toda é para demonstrar que sempre estamos observando a vida e que viver, em última instância é observar.


Nossa vida é um processo de vivenciar e sentir. É por isso que precisamos tomar bastante cuidado com o que estamos sentindo em função do que estamos vivendo no momento presente.


O que estamos vivendo, em última realidade, é o que estamos sentindo a respeito do que estamos observando.


O que faz muitas pessoas sofrerem na vida é o fato de não aceitarem o que está sendo vivenciado. Por não aceitarem gera-se um sentimento de não conformação, de tristeza, de revolta e muitos outros, então estes sentimentos vão guiando as reações e provocando um “loop” de situações que vão se repetindo.


Estes sentimentos são, na verdade reações e estas reações, em sua maioria, são inconscientes.


O apelo para observar vem do fato de que, quando observamos, nos projetamos para fora do que está acontecendo e podemos olhar de maneira mais isenta e avaliativa.


Podemos começar a entender que o que acontece simplesmente acontece e que não temos como mudar isto no momento presente, mas sim no futuro.


Quando observamos passamos a ter mais possibilidade de gerenciar nossos sentimentos e estes sentimentos é que darão base para a construção de um futuro diferente.


Exemplo:

Quando a pessoa está com uma grande dificuldade financeira, sem trabalho ou renda, por exemplo, ela tende a “reagir” àquela situação sentindo-se triste e desafortunada, porém quando ela começa a se sentir triste e desafortunada ela passa a enviar vibrações (e isto é assim mesmo, até a ciência comprova) que fazem com que o ambiente em que ela vive recrie aquela situação a cada segundo.


Todas as situações que vivemos são recriadas a cada segundo.

É como se o universo fosse uma máquina de xerox de alta velocidade.


Quanto a pessoa passa a internalizar aquele sentimento de pobreza, na prática o que ela faz é mudar as feições do rosto, encolher os ombros e contar para todo mundo seus problemas na primeira oportunidade.


Neste cenário ela pode estar conversando ou mesmo sentada perto de alguém que precisa de um funcionário, mas a pessoa vê aquela demonstração de infelicidade e guarda a sua oportunidade para oferecer para “alguém mais alegre”, “alguém mais leve”, etc... Quantos de nós já quis se afastar de pessoas que pareciam “pesadas”?


É exatamente assim.


Acontece que é bem mais fácil identificar estes estados nos outros e não na gente.


É assim que o sentimento atual determina a situação futura. é quando transmitimos para o mundo, e todos à nossa volta, o estado interno que estamos. Fazemos isto o tempo todo.


É por isso que pessoas que passam mais leves pelas situações difíceis são as que mais tem amigos, trabalho e todas as oportunidades da vida.


E estas pessoas, quando passam por situações difíceis, fazem parecer que não são tão difíceis assim. Mas é tudo por um estado interno de escolha do sentimento com relação à situação que está sendo vivenciada.


Esta reflexão vem aqui para tentar mostrar, de forma simples e resumida, que precisamos cuidar mais dos nossos sentimentos e das nossas reações.


Precisamos reagir menos e observar mais por escolha consciente.


Quando escolhemos, conscientemente, observar a vida, nós passamos a vivencia-la de forma mais plena e gerenciar melhor nossos sentimentos. Assim nos tornamos pessoas mais agradáveis de se conviver e vamos atraindo para a nossa experiência de vida situações cada vez mais agradáveis e que tenham a ver com nosso estado de espírito.


Eu sempre uso a “dica” de Jesus de “Orar e vigiar” com uma interpretação própria.


Orar para o Deus que vive dentro de você.

Vigiar seus sentimentos para que este Deus consiga ficar cada vez mais presente.


Quando agimos assim continuamos sujeitos a todos os dramas da vida, como todo mundo, mas escolhemos, a cada segundo simplesmente observar o que está acontecendo e não sofrer tanto com isto.


Assim como cada segundo é uma recriação do presente, a cada segundo precisamos escolher quem queremos ser com relação a isto.


Assim o seu e o nosso futuro melhor está garantido.

Seja o primeiro a comentar