O que fazer quando a confusão se instala em nossa mente?

Quem nunca passou por um momento de confusão? Se perguntando se o que está fazendo em sua vida é mesmo o que deveria ser feito, se está realmente feliz quando poderia ou deveria estar, se sua vida é boa ou não, se seu trabalho a satisfaz ou não, se está amando ou não.

 

Eventualmente todos nós passamos por algumas destas perguntas, ou ate todas. Disto eu tenho certeza. Eu mesma passo por isto o tempo inteiro em minha vida.

Com o tempo percebi que isto é inevitável, principalmente para o caso de pessoas que buscam o desenvolvimento de sua consciência de mundo e de si mesmas. Quanto mais conscientes estamos mais perguntas fazemos. 

 

É fato que ninguém é obrigado a seguir em busca de consciência. Há pessoas que vivem toda uma vida e sequer se preocupam com isto. Há pessoas que vivem a vida inteira abaixo da linha da consciência e outras totalmente acima. Este texto é focado em pessoas que estão caminhando por esta linha e que variam em momentos que variam do extremamente conscientes ao modo automático da vida.

 

Muitas pessoas não chegam a desenvolver algum nível de consciência de mundo e de si mesmas. Estas pessoas, inevitavelmente, não terão muitas perguntas. Terão até uma certa facilidade de se adaptar ao status quo, ou seja, ao mundo do jeito que ele está sem questionar. Simplesmente viver. Isto não é bom nem ruim, simplesmente é assim, não há certo e errado.

 

Entretanto há pessoas que “cruzam a linha”. Eu particularmente considero isto um privilégio, pois há um determinado momento em que os sinos tocam e nós simplesmente acordamos para a vida, literalmente. 

 

Quem se lembra do filme Matrix? É exatamente aquilo que acontece quando a pessoa acorda e percebe que está fazendo parte de um sistema total e detalhadamente programado para que as pessoas tenham aquela experiência pré-definida.

 

Naquele momento em que a pessoa “acorda pra vida” ela percebe que tem uma coisa preciosíssima chamada ESCOLHA e, fatalmente, ela decide sair do sistema, claro, pois se viu presa naquela teia de aranha até àquele momento. Mesmo que aconteça de, no futuro, a pessoa decidir voltar para aquela vida predeterminada e sem decisões próprias, mas no exato momento em que acorda, ela decide sair.

 

No entanto o que acontece na maioria das vezes em que a pessoa sai da Matrix é que ela não sabe efetivamente o que fazer e pra onde ir. Aí vem a dúvida. De uma hora para outra parece que tudo está errado, que o mundo está errado, que ela não sabe o que é certo a ser feito, que tudo acontece ao contrário do que deveria, que as pessoas não priorizam o que deveria ser priorizado, que o trabalho não vale à pena, que as regras não valem à pena... Enfim, a pessoa fica totalmente perdida e confusa.

 

Posso afirmar com certeza que tem muita gente neste estado de confusão, pois vivemos um tempo em que há muitos despertando, muitos questionando, muitos...

Mas a pergunta que originou toda esta contextualização é?

 

O QUE FAZER QUANDO BATER A CONFUSÃO MENTAL E A DÚVIDA?

Simples, porém nada fácil de executar.

Persista!

 

Este processo é o que comumente chamamos de catarse (ainda vou escrever somente sobre isto). Na minha humilda opinião, pois não sou psicóloga e muitos vão dizer que eu não poderia falar isto, mas vou falar sim, porque é o que eu penso e pode ajudar outros que estão passando por isto. Eu penso que a catarse não resolvida pode ser o começo da depressão. Por isto eu digo: viva a catarse. 

 

Vai ser dolorido questionar tudo, parecer que tudo está errado, que tudo está fora do lugar. Mas vá tratando cada questionamento, cada dúvida, conversando com pessoas (profissionais ou não), mas que sejam de confiança, lendo, estudando, trabalhando, se dedicando a resolver as dúvidas. Só não pare!

 

O que não pode acontecer é cair no vício (que todos nós temos) de achar que é muito difícil e que não tem solução, pois tem. Até porque se a solução vir fácil ficamos com aquela dúvida se estamos solucionando mesmo. Passamos tanto tempo vivendo de acordo com algo que não planejamos, seguindo um mundo cheio de padrões de comportamento e respostas, que garanto que, para limpar todas estas crenças e padrões de pensamento é sim, muito difícil.

 

A catarse é um processo que começa e tem que ser terminado, portanto não é recomendado que a pessoa fuja dos questionamentos sem resolver. Mesmo que a solução seja não mudar, que seja por decisão então por ausência de decisão.

 

Assim como cada pessoa tem suas próprias dúvidas, é impossível fornecer respostas prontas. Onde você encontrar alguém dando repostas prontas fuja, atravesse a rua, pois não tem. Há muitos que se aproveitam disto, pois a busca por respostas prontas só vai atrasar seu processo de autoconhecimento e evolução.

 

A maior verdade nesta situação é:

 

Só você sabe realmente qual é o seu problema,

então somente você é que pode trazer a solução.

 

Tudo que passar disto é apoio e, ou suporte, não resposta. A resposta está sempre dentro da gente só esperando para ser ouvida.

 

É como se existisse um ser dentro da gente (na verdade há, mas não á papo par agora), este ser vive calmo e tranquilo, ele não tem pressa, ele tem toda a eternidade, ele não morre, então ele pode esperar o tempo que for preciso para dar as respostas verdadeiras. Só ele tem as respostas verdadeiras para qualquer pergunta que possamos ter.

 

Talvez este parágrafo eu possa contribuir com alguma resposta, que não é pronta, mas pode ser um caminho.

Encontre maneiras de ouvir seu ser interior.

Chame este ser do nome que quiser: Self, Inconsciente, Centelha divina, Espírito Santo... Enfim, 

 

O nome não importa, o que importa é o ser e que ele é que tem todas as respostas. Elas sempre estiveram ali, só esperando as suas perguntas.

 

 

 
Seja o primeiro a comentar
Baixe grátis o Guia Prático para Uma Vida Produtiva
Compartilhe!
Livros que recomendo

SuperCérebro - Deepack Chopra

Deixe a revisão
Um dos meus escritores favoritos de temas como saúde e espiritualidade. Neste livro ele aborda de uma forma simples e objetiva o funcionamento do cérebro humano e nos atualiza de muitas informações descobertas nos últimos anos que podem nos ajudar a entender melhor como domar esta super máquina que temos em nossas mãos. É um texto simples e fácil de entender e ele sempre traz uma visão espiritualista e quântica da coisa. Na minha opinião é uma leitura obrigatória.
Client
SuperCérebro
Tags
Leia mais

A Arte de Viver - Epícteto

Deixe a revisão
O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria. Este é o complemento do título deste magnífico livro originado de textos escritos pelo filósofo prático Grego Estoico Epícteto, o qual viveu a maior parte de sua vida em Roma, tendo ali praticado sua filosofia clássica aplicada à vida prática. O livro é fascinante e cheio de conselhos atuais, embora tenha vindo de escritos datados de meados (ou pouco depois) do século 1. A leitura é fácil, tranquila e merece ser promovida a leitura de cabeceira por ser tão atual e aplicável à nossa vida prática. O livro é considerado o primeiro manual de filosofia prática do oriente. Aproveite a leitura.
Link https://amzn.to/2YO3rQc
Tags
Leia mais

Mentes Informadas - Helio Couto

Deixe a revisão
Helio Couto é o Cara! Ele é o cara que disseminou o conhecimento da Física e da Mecânica Quântica ao nível popular. Ele fala de um jeito que as pessoas normais conseguem entender. Aconselho todo mundo a ler tudo que ele produz. Ele tem linha direta!!! É só clicar no nome dele que abre o site com todos os livros dele, inclusive tem muitos que são grátis e podem ser baixados em pdf.
Client
Mentes Informadas - HelioCouto
Tags
Leia mais

Pode Quem Pensa que Pode - Lauro Trevisan

Deixe a revisão
O escritor explica de maneira simples que o poder da mente é o grande poder que TODOS nós temos, mesmo que não saibamos disto. É uma leitura simples e agregadora para ajudar a todos que querem melhorar sua qualidade de vida de uma maneira geral.
Link https://amzn.to/3iLDzfL
Tags
Leia mais

A Física da Alma- Amit Goswami

Deixe a revisão
Uma abordagem acerca da sobrevivência após a morte. O físico explica que não somos este ser atual com este corpo, esta vida e o que conhecemos agora. Somos muito mais do que isto e esta aqui é apenas uma fase da vida eterna deste ser que está sempre voltando para casa!
Link https://amzn.to/2V26tOy
Tags
Leia mais
A vida, os filmes e a vida!
Anterior

A vida, os filmes e a vida!

Deixe a revisão
O que vemos nem sempre é a realidade. Na maioria d...
Leia mais
A sociedade de influenciadores
Próximo

A sociedade de influenciadores

Deixe a revisão
É fundamental que façamos um esforço na definição ...
Leia mais

Leituras que recomendo pra você!