Penso ou apenas mantendo a mente ocupada?

Já notou quantas vezes observamos as pessoas do nosso convívio vidradas em seus livros, em seus celulares ou seus computadores trabalhando, lendo, conversando e tendo ideias? Quantas vezes observamos as pessoas pensando?


Será mesmo que isto se trata de pensamento?

Será que estamos realmente pensando em algo ou simplesmente mantendo nossa mente ocupada para não pensar?


Começo este texto cheio de perguntas, justamente porque tenho observado cada vez mais isto nas pessoas com quem convivo e no nosso mundo de uma foma geral.


Todo mundo está sempre fazendo algo, lendo algo, assistindo algo, fazendo um curso novo, trabalhando em um projeto novo. As pessoas, inclusive, se vangloriam o tempo inteiro de estarem "produtivas" inclusive em seu tempo de folga, em seu horário de almoço, na nora de tomar o cafezinho, ou seja, estão ocupadas o tempo todo.


Parece que quanto mais a pessoa mantém seu cérebro trabalhando, melhor a pessoa é.


Agora vamos a outras perguntas:

Será que isto é bom? Será que manter a mente ocupada nos torna pessoas melhores? Será que manter o pensamento funcionando o tempo todo nos faz ser melhores profissionalmente?


Já notaram que quando a gente está super ocupado com alguma coisa e não tem tempo para pensar, as ideias começam a ficar travadas? Já notaram que quanto mais fazemos e mais colocamos ansiedade em fazer, menor é nosso resultado?


Outro dia li em um livro uma coisa que fez tudo fazer sentido para mim.

O MUNDO É FEITO EM SUA MAIOR PARTE DE ESPAÇOS VAZIOS.


Inclusive no nosso corpo, dentro de cada átomo, entre um átomo e outro, entre uma célula e outra o que tem é um grande espaço vazio. É no espaço que está contido tudo e que a coisa toda acontece.


E o que a gente tenta fazer o tempo inteiro? ACABAR COM OS ESPAÇOS.


Assim como nosso corpo, a atividade da nossa mente precisa de espaço para acontecer.


Isto significa que o espaço, que o vazio e o nada, são extremamente importantes, pois é apenas no espaço vazio que se cria de verdade, fora isto é tudo imitação, fora do espaço vazio tudo que fazemos é repetir atitudes e pensamentos já tomados anteriormente por nós mesmos ou por outros que seguimos na vida.


Portanto, enquanto mantemos a mente totalmente ocupada acabamos com nossa única oportunidade de criar e de fazer realmente algo novo (que é o que tanto buscamos).


Já notaram que, quando finalmente nos desligamos dos nossos milhões de afazeres e das inúmeras mensagens inúteis que recebemos o tempo inteiro, quando finalmente resolvemos dar caminhada ao ar livre, observar a natureza, brincar com uma criança ou simplesmente decidimos não fazer nada, é quando a mágica acontece de verdade?


Nesses poucos momentos em que deixamos nossa mente ter espaço, quando conseguimos deixar nossa mente respirar, é quando temos os insigts criativos. Nestes momentos temos aquele "estalo", aquele raio de luz, e lembramos quase que "do nada" de uma solução para questões que nos incomodam.


Repito (sei que pareço mandona), é no espaço que acontece a criatividade.


Se mantivermos nossa mente cheia não Criaremos nada.


Se não tivermos cuidado com o tipo de conteúdo que consumimos não agregaremos nada, se não monitorarmos os lixos informacionais que coletamos diariamente não criaremos nada. Ao invés de criarmos, ficaremos constantemente aprisionados neste mundo de repetição.


Pode parecer duro e pode ser que estejamos fugindo desta pergunta, mas precisamos nos questionar:


O que estou fazendo da minha vida? Estou sendo um criador ou um repetidor do que vejo?

Seja o primeiro a comentar
Baixe grátis o Guia Prático para Uma Vida Produtiva
Compartilhe!
Livros que recomendo

Pode Quem Pensa que Pode - Lauro Trevisan

Deixe a revisão
O escritor explica de maneira simples que o poder da mente é o grande poder que TODOS nós temos, mesmo que não saibamos disto. É uma leitura simples e agregadora para ajudar a todos que querem melhorar sua qualidade de vida de uma maneira geral.
Link https://amzn.to/3iLDzfL
Tags
Leia mais

Escritores da Liberdade

Deixe a revisão
Engana-se quem pensa que filme não nos ajuda a crescer. Há um certo preconceito com isto, eu sei... Em uma passada rápida pelo Netflix, me deparei com este título "Escritores da Liberdade" e, como estou tanto interessada em tudo sobre como melhorar minha escrita, me senti ignorantemente impulsionada a assistir. Ajudou quando vi a Linda Hilary Swank, por saber que ele majoritariamente faz filmes bons.
Mas, mesmo com a expectativa gerada pelo elenco, eu jamais poderia saber quanto o filme seria bom, elevador, inspirador e sensacional.
Fiz uma resenha deste filme, pois gostei demais e te garanto que vale à pena.
Clica pra ler: https://valeriaeffgen.com/para-refletir/autoconhecimento/resenha-escritores-da-liberdade-com-hilary-swank
Tags
Leia mais

O Universo Autoconsciente - Amit Goswami

Deixe a revisão
A consciência cria o mundo material e o universo tem um projeto único para toda a existência. Esta é a proposta do livro, da qual eu acredito 100%. É muito interessante quando nos damos conta de que somos parte de um plano maior e assim podemos entender boa parte das coisas que acontecem no mundo.
Link https://amzn.to/3a9OPgt
Tags
Leia mais

Mentes Informadas - Helio Couto

Deixe a revisão
Helio Couto é o Cara! Ele é o cara que disseminou o conhecimento da Física e da Mecânica Quântica ao nível popular. Ele fala de um jeito que as pessoas normais conseguem entender. Aconselho todo mundo a ler tudo que ele produz. Ele tem linha direta!!! É só clicar no nome dele que abre o site com todos os livros dele, inclusive tem muitos que são grátis e podem ser baixados em pdf.
Client
Mentes Informadas - HelioCouto
Tags
Leia mais

Ligando a Luz - Lee Carrol

Deixe a revisão
Lee Carrol é um conhecido canalizador do Grupo Kryon. Esta família univesal que se concentra em trazer-nos mensagens de luz e paz para uma nova era que, queiramos ou não, concordemos ou não, acreditemos ou não, está começando a se instaurar e tomar força no nosso mundo atual. Ele aborda amorosamente temas como autoperdão, autocuidado espiritual e autoestima. Independente da sua ressonância com o tema o livro traz ensinamentos valiosos para melhorarmos a vida no dia a dia e a relação com as pessoas. Recomendo!
Leia mais

Leituras que recomendo pra você!