O sucesso, o fracasso e a serenidade

Clique aqui para ouvir esse artigo

Todos nós passamos por momentos de altos e baixos. Aqueles de nós que não experimentam os abismos do fracasso raramente têm a oportunidade de saborear os altos picos dos sucessos.


E isto não se trata apenas de atividades, projetos ou afins. Esta situação acontece também na vida pessoal, amorosa, familiar, amizades e tudo mais, porém fica muito mais fácil evidenciar isto quando estamos falando de projetos de vida.


As pessoas que optam por não experimentar o gosto do fracasso, seja por medo ou falta de ambição, desenham uma jornada em linha reta de modo a evitar os caminhos de frustrações, mas estes mesmos caminhos também as restringem de viver fortes emoções.


Tudo que vivemos vem junto com o seu oposto. Se estamos experimentando um forte momento de felicidade e realizações na vida, quando pensamos que nada de melhor pode acontecer, quando estamos tão felizes que temos até medo de contar para alguém, é exatamente neste momento que o fracasso se coloca à caminho.


Não se engane, pois isto não é vingança do destino ou sadismo de Deus. É apenas o ciclo natural da vida. Se você começar a observar, verá que acontece com todo mundo.


Olhe para o lado que virá amigos, políticos, artistas e até mesmo empresas e países passando por altos e baixos.


O que ocorre, na maioria das vezes, é que quando estamos passando pelo momento de ultra felicidade e sucesso, normalmente não nos preparamos para o que pode vir a seguir. Claro, nem poderíamos, pois se ficássemos pensando em fracasso não aproveitaríamos o sucesso. Mas há uma característica que precisamos desenvolver para sairmos bem das duas situações, sem nos embriagarmos com o sucesso e sem tropeçarmos nas pedras ao voltar para a casa.


A serenidade é o segredo.


É ela que nos impedirá de sair por aí nos vangloriando e achando que somos melhores do que todos os outros do mundo, quando estivermos em fases de alta, e será a mesma que nos ajudará a suportar as noites frias do inverno do fracasso.


Seja sereno, pois o sucesso é só o sucesso, não há nada de extraordinário nele. O que o faz parecer extraordinário é a nossa falta de humildade também com relação a ele, é o sentimento que nos faz pensar que somos melhores que outras pessoas quando conseguimos algo bom. É este sentimento momentâneo de superioridade que nos faz esquecer que, uma hora ou outra, todos passarão por fases boas em suas vidas, cada um com sua intensidade.


Entretanto, quando o fracasso chegar (e ele vai chegar), seja ainda mais sereno, pois é quase impossível alguém, que tenha o mínimo de inteligência emocional, ficar na zona de fracasso para sempre. É impossível. Se a pessoa se esforça, se trabalha, se dá o melhor de si ela sobre novamente.


O que nos atrapalha é a comparação. Pois além de nos compararmos com os outros, comparamos os nossos próprios momentos de sucesso entre si. Se estivemos no topo do prédio e caímos para a portaria, tendemos a não nos contentar em subir até o décimo andar novamente, provavelmente vamos quere mais.


É uma pena que sejamos assim. Se conseguimos implantar a serenidade em nossas vidas seríamos a espécie mais feliz do universo. Se tivéssemos a capacidade de entender que o fracasso, assim como o sucesso, é temporário, passaríamos pelos dois momentos sem manchar nossa alma, seja com vinho ou com sangue.


Se conseguíssemos manter a serenidade saberíamos que uma pessoa bem-sucedida é aquela que, verdadeiramente, olha para trás, vê seu crescimento e sua superação, mas acima de tudo, ainda consegue ver sua essência.

Seja o primeiro a comentar
Construindo seu barco

Construindo seu barco

Deixe a revisão
Sobre tomar as rédeas da própria vida e se preparar para poder criar as opo...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir, pelo momento presente, ...
Leia mais
Reinventar é preciso

Reinventar é preciso

Deixe a revisão
Falando um pouco sobre as inquietações e dúvidas que, inevitavelmente, acom...
Leia mais
Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Deixe a revisão
Em todas as crises a única saída é o empreendedorismo. Independente de abri...
Leia mais
Minha lembrança da Pequena Alma

Minha lembrança da Pequena Alma

Deixe a revisão
A história que trago aqui hoje é linda, simples, singela e me fez chorar no...
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental para ter uma melhor qualida...
Leia mais
Deixe o rio correr para o mar

Deixe o rio correr para o mar

Deixe a revisão
Quando usamos as memórias de forma positiva funciona como refrigério e elas...
Leia mais
Nossos valores determinam nossas prioridades

Nossos valores determinam nossas prioridades

Deixe a revisão
Já parou para pensar em quais são seus valores? Eles certamente são a razão...
Leia mais
Estamos realmente ganhando a vida?

Estamos realmente ganhando a vida?

Deixe a revisão
Já parou para pensar sobre ganhar a vida? Será que o que aprendemos sobre ...
Leia mais