Como planejar o futuro sem deixar de aproveitar o presente

Clique aqui para ouvir esse artigo

Sempre falo em viver o presente, sou quase uma pregadora dele, pois é a maior dádiva que temos nesta vida. Quando estamos presentes conseguimos efetivamente sentir o que a vida tem para nos oferecer. Tem muito a ver com contemplação, com enxergar o que de bom tem a criação, com ouvir a voz do coração e tem tudo a ver com o fluxo.


Esta mensagem de presença é muito difícil de ser assimilada, principalmente nos dias em que vivemos hoje, nos quais a velocidade é o que impera. Todos estão correndo o tempo inteiro rumo ao futuro, mas a maioria está correndo rumo a um futuro que nunca chega, pois nunca achamos que estamos verdadeiramente prontos para viver a vida. Sempre falta alguma coisa, dinheiro, saúde, vitalidade, condições, formação, comprar mais alguma coisa, fazer mais um projeto e assim consecutivamente.


Simplesmente nunca achamos que estamos prontos. Até que chega um dia em que a própria vida se encarrega de nos colocar no ponto de parada. Só que infelizmente quando a vida nos força a parar nem sempre temos condições de aproveitar tudo que ela tem para nos oferecer. Muitas vezes já deixamos pelo caminho a saúde, a esperança e a paz interior.


Mas a verdade é que podemos conciliar isto. Podemos sim, viver o presente e estar de olho no futuro ao mesmo tempo. Com muita sabedoria e autoconhecimento ficamos prontos para seguir este caminho com condição de olhar as suas flores.


Deus nos deu a capacidade de desejar e se ele deu isto é para ser usado. Inclusive o maior erro do ser humano, na minha opinião, é ir contra os dons concedidos pelo criador. Passamos uma vida inteira freando nossos impulsos que nasceram conosco. É tão simples pensar que se ganhamos presente devemos usar, não é?


O problema do desejo não é o desejo em si, mas a ansiedade que colocamos nele. Quando desejamos algo sempre temos dois caminhos:

1 – Colocar o desejo na guarda da Inteligência Divina e partir para a ação, ou seja, fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que, da nossa parte, ele se torne realidade e a partir daí confiar que o Criador fará aquilo se materializar na sua experiencia de vida, ou:

2 – partir para a ação sem delegar a parte do Criador, trabalhar (ou não em alguns casos) achando que tudo será resolvido por você mesmo e no prazo que a gente quer, não importando as consequências de aquilo ocorrer fora do fluxo natural da vida. Resumindo, com ansiedade.


Esta vontade de estar no controle é que nos faz sofrer. É como se estivéssemos em um rio com um forte fluxo para a direita e abaixo e nós em uma luta para andar à esquerda e acima. Imagine uma pessoa em uma situação destas de verdade e verá o sofrimento. Qualquer um de nós se se deparar com um rio não decide ir contra o fluxo por vontade própria. Quando vemos esta situação fora da metáfora a entendemos perfeitamente.


Se temos o dom do desejo e ao mesmo tempo sabemos que se não desejarmos coisas, e não querermos o melhor para nossas vidas no futuro, ficamos estagnados e não evoluímos. Todos sabemos que não evoluir também é ir contra o rio, pois se há um motivo justo para estarmos aqui nesta terra é para a nossa evolução e crescimento, portanto devemos desejar e pensar no futuro sim, porém com a sabedoria de que também estamos aqui para ser feliz no presente.


O grande desafio é desejar e ter motivação quanto ao futuro, porém sem deixar de viver o presente, afinal quando o futuro chegar ele será presente também. Dentro destas premissas trago aqui algumas considerações, que inclusive uso em minha vida e costuma dar certo:


Nunca deixo de desejar coisas boas para o futuro: O futuro será um lindo presente. Pense assim e só desejará coisas boas para sua vida. Comece vigiando o que falas a seu respeito no decorrer do dia. Coisas do tipo “eu não vou conseguir”, “eu sempre fui pobre”, “isto nunca deu certo em minha vida” e semelhantes, são visões que você foi internalizando no decorrer da sua vida e que, sem perceber, vai carregando para seu futuro.


Selecione aquilo que quero tirar da caixa do sonho e inspiração e transforma em meta com prazo (6 meses por exemplo): nem tudo aquilo que sonhamos ou desejamos por poucos momentos se materialização em nosso futuro. Selecionar aquilo porque se vai lutar é fundamental para não se encher de frustrações. Devemos selecionar nossas batalhas com sabedoria.


Traço o plano para a realização daquela meta de trás para frente: É uma técnica eficaz, pois você parte do plano realizado. Isto significa que você visualiza o seu desejo já como real, como se já estivesse na sua vida, e traça o plano com mais eficiência, ao contrário de quando você olha para frente sem nada a enxergar e parece que está planejando no vazio.


Imagino aquela meta já conquistada e penso o que eu teria feito 6 meses antes: Imaginar a meta já realizada é como se fizesse uma projeção do futuro e isto é uma técnica chamada visualização. Recomento fazer isto várias vezes e o sonho acaba se materializando mais rápido pois demos mais força pra ele.


Faça hoje sabendo que daqui há 6 meses terás o resultado, pois quando fazemos este processo com consciência ganhamos a tranquilidade de que nosso plano se tornará realidade.


O próprio caminhar para o futuro é motivo de contentamento. Faça planos de forma que seja proveitoso realiza-los. Não se force a planos que estejam contra a sua natureza, ou seja, não se force a planos que estejam contra o fluxo do Rio. Toda a natureza vai evoluindo no decorrer da margem dele e quanto mais o seguimos mais coisas magnificas veremos florescer.


A capacidade de contemplar, se contentar e ver a magnificência da criação nas pequenas coisas é que nos traz a verdadeira felicidade. Exercite isto e instantaneamente serás feliz.



Com amor,

Valéria

Seja o primeiro a comentar
Construindo seu barco

Construindo seu barco

Deixe a revisão
Sobre tomar as rédeas da própria vida e se preparar para poder criar as opo...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir, pelo momento presente, ...
Leia mais
Reinventar é preciso

Reinventar é preciso

Deixe a revisão
Falando um pouco sobre as inquietações e dúvidas que, inevitavelmente, acom...
Leia mais
Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Deixe a revisão
Em todas as crises a única saída é o empreendedorismo. Independente de abri...
Leia mais
Minha lembrança da Pequena Alma

Minha lembrança da Pequena Alma

Deixe a revisão
A história que trago aqui hoje é linda, simples, singela e me fez chorar no...
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental para ter uma melhor qualida...
Leia mais
Deixe o rio correr para o mar

Deixe o rio correr para o mar

Deixe a revisão
Quando usamos as memórias de forma positiva funciona como refrigério e elas...
Leia mais
Estamos realmente ganhando a vida?

Estamos realmente ganhando a vida?

Deixe a revisão
Já parou para pensar sobre ganhar a vida? Será que o que aprendemos sobre ...
Leia mais
Nossos valores determinam nossas prioridades

Nossos valores determinam nossas prioridades

Deixe a revisão
Já parou para pensar em quais são seus valores? Eles certamente são a razão...
Leia mais