Faça como se estivesse fazendo para Deus!

Clique aqui para ouvir esse artigo

Oque você faria se Deus, O próprio, “em pessoa” viesse até você para solicitar (não posso usar a palavra pedir, claro né) que você fizesse um trabalho para ele.

Obviamente ele solicitaria algo dentro de suas habilidades e capacidades, ou seja, se você fosse um cantor pediria que fizesse uma música, se fosse ator pediria que fizesse uma peça, se fosse escultor uma escultura, se fosse administrador que cuidasse de algo, se fosse designer que criasse algo, se fosse matemático que calculasse algo, se fosse um cozinheiro que cozinhasse algo, se fosse um faxineiro que limpasse algo, se fosse corredor que buscasse algo... E por aí vai...


Mas se isto acontecesse “de verdade” com você? Se Ele te requisitasse uma tarefa, o que você faria? Primeiramente vamos às circunstancias da solicitação:

1 – Você teria o direito de dizer não, poderia não fazer se não quisesse;

2 – Não seria exigido nenhum pré-requisito, nenhuma condicionante, nada;

3 – Não seria exigido experiência prévia na tarefa;

4 – Não teria padrão de qualidade, ou seja, ele não especificaria o resultado;

4 – Não teria um “como fazer” definido, você teria total liberdade para fazer o que bem entendesse.


Novamente pergunto. O que você faria?


Um cliente – um sábio cliente – me disse esta semana quando eu fui perguntá-lo sobre o andamento de uma demanda para que pudéssemos seguir com os próximos passos de um determinado trabalho: “Valéria, eu não quero fazer isto de qualquer jeito, não quero achismos. Estou entrevistando algumas pessoas para coletar informações confiáveis sobre a pesquisa que me pediu.”


Eu disse a ele: “Nossa, como é bom trabalhar com pessoas assim, que prezam pela qualidade da informação e pela qualidade do trabalho, pois assim o resultado é garantido. Será de qualidade e confiabilidade”


Aí veio a resposta que marcou minha vida: “Quando eu faço alguma coisa, penso que estou fazendo para Deus. Assim é impossível eu fazer qualquer trabalho mal feito, independente do que seja. Se tem que ser feito, dou o meu melhor”


[pausa para as lágrimas de emoção enquanto escrevo isto]


Ou vi esta lindíssima frase dois dias antes de escreve este texto. no primeiro momento não imaginei que este episódio daria um texto de blog, mas mediante a tudo que tenho vivido não consigo não escrever sobre este episódio, pois foi Deus, O Pai, que falou comigo através deste cliente. Sou eternamente grata por tê-lo conhecido.


Quantas vezes estamos fazendo algo, seja lá o que for, principalmente as tarefas não tão legais que são relacionadas ao nosso trabalho, pois todo trabalho tem as tarefas chatas, todo trabalho tem a parte não tão legal. Mas quantas vezes estamos nestes afazeres mais maçantes e só desejamos passar por eles o quanto antes. E com este pensamento nem sempre damos o melhor de nós e quanto não damos o melhor de nós acabamos criando um resultado ruim e que nos faz ficar ainda mais infelizes com o que estamos fazendo. Este é o tal círculo vicioso do mal, pois o que é mal sempre se tornará pior se nós não o transformarmos em bem usando o melhor de nós.


O melhor de nós é capaz de transformar tudo em bem, é capaz de nos fazer ver o melhor em tudo, é capaz de nos fazer dormir bem e felizes pelo dever cumprido.

Sabemos que nem sempre o dever cumprido significa o melhor resultado, mas se fizemos o que tem que ser feito dando o melhor de nós, sempre ficaremos satisfeitos com o resultado, seja ele qual for.


Li em um livro que o nosso propósito de vida é fazer da melhor forma possível o que estamos fazendo agora, não importa o que tenha que ser feito, se estiver fazendo agora torne isso o seu propósito de vida naquele momento, dê tudo de você e você ficará feliz.


Trazendo a frase do meu cliente e amigo para este contexto percebemos que quando damos o nosso melhor naquilo que estamos fazendo, independente do que seja, independentemente de ser fácil ou difícil, de ser gostoso ou chato, de ser fraco ou forte, mas se tornarmos aquilo nosso propósito de momento, se fizemos como se estivéssemos realizando um chamado de Deus nós faremos bem feito e ficaremos extremamente felizes.


Portanto amigos, meu humilde conselho: independente do que estiver fazendo, independente do que você precisa fazer neste momento, seja esculpir um anel de ouro ou recolher resíduos de animais, doe o que você tem de melhor, faça como se estivesse fazendo para Deus, faça como se você O estivesse expressando, pois na verdade você O está!


Com amor

Valéria 


Seja o primeiro a comentar