A sutileza do ego

Qando você está no caminho da iluminação, quando está na vibe “buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vai sendo acrescentado". Oportunidades surgindo, trabalhos, prosperidade financeira, amigos, eventos e o que você faz?.

Você começa a aproveitar as oportunidades?


Já pensou que talvez seja Deus te dando a oportunidade de viver o arquétipo do rico que larga tudo e segue a Deus? Será que ele não está te dando a oportunidade de realizar o pedido: “Venda tudo que tens e me segue”? pense nisto.


Você tem um monte de trabalho e atividade que toma todo o seu tempo. Como vai trabalhar para a construção do reino? Como vai conseguir fazer isto?


A vida é ciclo. Momentos bons e momentos ruins passam. O que está na parte de baixo vai subir, assim como o que está na parte de cima vai descer. Somos consistentes em perceber que as fases ruins passam, mas será que somos espertos em perceber que as fases boas passam também?


Quando as fases boas estão ocorrendo na sua vida e você toma a decisão de agarra-las. Todas, não é mesmo?! Sente que pode perder nenhuma, afinal como pode perder o trem que está parado na estação? Como pode perder o cavalo sentado? Você precisa pegar, certo?


Você já pensou que isto também pode ser armadilha do ego? Que pode ser o ego te tomando todo o tempo útil que você utilizaria para conhecê-lo, controlá-lo e sobrepor a Centelha Divina a ele?


Quando você tem que dar dois passos para trás, por exemplo, reduzir um pouco sua qualidade de vida para poder ter mais tempo de trabalhar pela causa, quando deveria abrir mão de certos confortos e, ao contrário, aparece mais oportunidades de reduzir seu tempo livre e melhorar seu conforto e você agarra. Será que não são estas as armadilhas reais?


As armadilhas da vida não aprecem somente através de armas apontadas para você. Os paraísos também podem ser armadilhas. Os paraísos são as principais armadilhas, as mais doces, as mais bem preparadas e as mais difíceis de serem percebidas.


Observe seus paraísos, observe suas promessas de sucesso, observe suas promessas de momentos imperdíveis e maravilhosos. Observe em busca de perceber se eles são as goiabadas posicionadas nas portas das ratoeiras, observe para ver ser se eles podem te afastar mais do caminho da iluminação.


Não se iluda, o momento de buscar a iluminação vem para todos. Ele pode ter aparecido para você em uma condição tranquila, padrão de vida tranquilo, abastança e oportunidades. Observe e agarre esta oportunidade quando ela vem no recheio do bolo de aniversário. Entretanto se você deixa esta oportunidade passar ela pode vir até você através do fundo do poço, pois não se engane, ela vem. Se não vem pelo amor vem pela dor.


Portanto:

Não quer abrir mão do status? É artimanha do ego.

Não quer abrir mão da vista para o mar? É artimanha do ego.

Não quer abrir mão do conforto? É artimanha do ego.

Não quer reduzir seu padrão de vida? É artimanha do ego.

Não consegue ter tempo para a auto-observação? É artimanha do ego.

Não consegue ter tempo para evoluir? É artimanha do ego.


É armadilha do Ego, pois ele sabe que se você não cair na armadilha dele fatalmente ele cairá na sua. A evolução é a maior e mais efetiva armadilha contra o Ego e ele, definitivamente, não quer cair nela. Ele vai lutar com unhas e dentes para dominar. Não se engane, pois, esta dominação não será com sofrimento e expiação, mas será com flores e maravilhas.


Somente as flores, perfumes e maravilhas são capazes de entorpecer uma alma.


Busque a iluminação enquanto está tudo bem, não espere o fundo do poço aparecer, pois o custo será infinitamente mais alto. Não se engane também quando estiver subindo do poço no caminho da iluminação e vir as flores nas paredes assim como as entradas dos desvios. Não se perca no caminho, pois no caminho da iluminação vinda do fundo, o ego preparará todas as armadilhas novamente e se você não estiver muito desperto pode se perder.


Vigiar é isto. Vigiar é estar atento contra as armadilhas do ego que são as armadilhas preparadas por nossa própria mente. Ela que nos diz que não é preciso ler hoje, que você pode deixar para ler e estudar amanhã, quando tiver tempo, quando tiver vontade ou quando não estiver cansado. É o ego (através da mente) que diz que você não tem dons especiais para trabalhar pela causa da iluminação do mundo, que já tem muitos trabalhando e que você pode descansar na sua rotina diária de sobrevivência e crescimento.


O ego é sutil.

O ego é o arquiteto da zona de conforto.


Engana-se quem acha que trabalhar muito e não ter tempo para si é altruísmo e evolução. Trabalhar muito sem o objetivo correto, ou trabalhar muito e não ter tempo para si, com o simples objetivo de se sustentar ou crescer financeiramente, em um primeiro momento, não parece ser zona de conforto, mas é a mais pura zona de conforto que te afasta da iluminação.


Tudo que te afasta da iluminação é zona de conforto, seja esta zona de conforto, trabalhando e evoluindo mentalmente ou não. 

Muitas pessoas extremamente inteligentes e que produziram grandes feitos no mundo, mas que estavam no caminho contrário à iluminação, estavam nesta zona de conforto. A zona de conforto verdadeira é a mais difícil de se identificar, pois ela está disfarçada e escondida pelo ego.


Que possamos ter a sabedoria necessária para identificar as situações que não podemos mudar, mas que possamos também ser sábios os suficientes para identificar àquelas em que devemos agarrar a oportunidade de mudar e evoluir rumo ao único destino irremediável, o encontro com a fonte criadora universal.


Por: Valeria Effgen

Uma apaixonada por refletir sobre tudo, principalmente sobre a vida e os negócios de forma que gerem valor e significado.
Além de refletir faço consultorias focadas em Plano de Negócio, Estratégia e Planejamento Financeiro.

 

Seja o primeiro a comentar
Baixe grátis o Guia Prático para Uma Vida Produtiva
Compartilhe!
Livros que recomendo

1001 Maneiras de Enriquecer - Joseph Murph

Deixe a revisão
Direto ao ponto, ele conta casos de pessoas que mudaram situações específicas da sua vida voltadas para a prosperidade. O autor ensina que através da oração podemos conseguir qualquer coisa em nossas vidas, inclusive a tão sonhada prosperidade financeira. Eu como gosto de conhecer sobre os temas, ao invés de julgá-los, achei até interessante a leitura. Prova que com a fé necessária tudo é possível.
Tags
Leia mais

O Universo Autoconsciente - Amit Goswami

Deixe a revisão
A consciência cria o mundo material e o universo tem um projeto único para toda a existência. Esta é a proposta do livro, da qual eu acredito 100%. É muito interessante quando nos damos conta de que somos parte de um plano maior e assim podemos entender boa parte das coisas que acontecem no mundo.
Link https://amzn.to/3a9OPgt
Tags
Leia mais

A Arte de Viver - Epícteto

Deixe a revisão
O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria. Este é o complemento do título deste magnífico livro originado de textos escritos pelo filósofo prático Grego Estoico Epícteto, o qual viveu a maior parte de sua vida em Roma, tendo ali praticado sua filosofia clássica aplicada à vida prática. O livro é fascinante e cheio de conselhos atuais, embora tenha vindo de escritos datados de meados (ou pouco depois) do século 1. A leitura é fácil, tranquila e merece ser promovida a leitura de cabeceira por ser tão atual e aplicável à nossa vida prática. O livro é considerado o primeiro manual de filosofia prática do oriente. Aproveite a leitura.
Link https://amzn.to/2YO3rQc
Tags
Leia mais

Pode Quem Pensa que Pode - Lauro Trevisan

Deixe a revisão
O escritor explica de maneira simples que o poder da mente é o grande poder que TODOS nós temos, mesmo que não saibamos disto. É uma leitura simples e agregadora para ajudar a todos que querem melhorar sua qualidade de vida de uma maneira geral.
Link https://amzn.to/3iLDzfL
Tags
Leia mais

O Ser Quântico - Danah Zoar

Deixe a revisão
A autora, uma física e matemática reconhecida, traz uma visão nova do ser, depois que passou por um processo de gravidez que a fez ampliar sua visão da física quântica. Um dos melhores livros que já li, mas como todo bom livro, você tem que se esforçar para passar do começo para ficar realmente bom. SIMPLESMENTE LEIA!
Link https://amzn.to/2WS7Tu6
Tags
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!
Anterior

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental pa...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida
Próximo

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir...
Leia mais

Leituras que recomendo pra você!