O fenômeno social do Despertar da Consciência

Clique aqui para ouvir esse artigo

Ultimamente muito se fala em despertar de consciência, eu mesma sou uma entusiasta deste movimento e me considero até uma pregadora dele. Realmente o despertar é extremamente necessário para conseguirmos continuar vivendo neste mundo que construímos para nós.


Não é difícil encontrar os entendidos deste assunto. Eles estão na internet, nas redes sociais e até nas rodas de amigos. Chovem conselhos, procedimentos, trocas de informações, cursos, palestras, livros e toda a variedade de técnicas para conseguir expandir a consciência até chegar na criação deliberada da própria realidade.


Precisamos considerar também neste contexto, que a principal premissa da expansão da consciência, assim como de qualquer crescimento espiritual, é o livre arbítrio. Isto significa que é possível pra qualquer pessoa aprender os conceitos (mentalmente falando) e aplicar em sua vida.


É preciso ter muito cuidado com nossa linha de aprendizado quando se fala em intenções espirituais de expansão de consciência. Pois está havendo um fenômeno de pessoas que estão usando os conceitos e técnicas aprendidas em meditações e estudos para benefício próprio.


Já vimos este fenômeno acontecer quando o grande Mestre Jesus passou por esta terra e ensinou o amor puro, a expansão de consciência pura, mas muitos levaram seus ensinamentos justamente para a obtenção de benefícios próprios, criando instituições que controlaram a humanidade por muitos séculos, mantendo algumas crenças fortes até hoje.


Quando se fala em crescer espiritualmente a primeira coisa que se precisa buscar é a compreensão do ego para depois conquistar seu controle e rendição. Sim, nenhuma evolução espiritual será completa se o ego não se render ao espírito e fazer sua vontade.


Se não ocorrer a rendição do ego

a evolução não será espiritual.

Será mental.


Metaforicamente estes seriam os falsos profetas dos quais Jesus falava, pois seriam aqueles que ensinam o que não necessariamente acreditam, vivem ou sequer entendem.


Por isso que aleto os amigos buscadores deste tema. São valiosos os nossos esforços para buscar a evolução e a redenção do espírito, mas temos que ter cuidado para que a coisa não caminhe para uma redenção da mente sobre o espírito, pois o ego é astuto em nos enganar e em nos fazer acreditar que estamos no caminho certo enquanto todas as portas das prosperidades materiais desta vida se abrem para nós.


Alerto novamente que o único caminho é o caminho do amor incondicional, do não julgamento e da humildade. Todos estes três atributos vão de encontro aos interesses do ego, mesmo que momentaneamente ele se faça parecer com estas características.


Portanto, quando se sentirem tentados a embarcar em cursos de aprendizado de manifestações de abundancia e criação deliberada da própria realidade, reflitam se é realmente isto que querem, pois mergulhar em uma realidade mais materialmente abundante e sem diversidades, pode atrasar sua evolução espiritual, ao invés de te fazer avançar neste caminho.


Nada é errado.

Verdadeiramente não existe algo que seja errado.

Existe aquilo que o Ser decidiu

e fez concretizar em sua vida.


Portanto não é errado utilizar os conhecimentos espirituais para facilitar a vida aqui na terra, não podemos cometer o erro de julgar isto como sendo errado, uma vez que somos todos viventes filhos do mesmo espírito e é ele que está vivendo por meio de nós. Porém precisamos considerar que nosso destino final é a fusão com este mesmo espírito, então mesmo que nos empolguemos com a vida de benefícios, teremos outras oportunidades para retornar ao nosso caminho em algum momento.


A pergunta é se você quer depois ter que passar por tudo novamente, por toda purificação, que normalmente é obtida através de dor e sofrimento. É como se alguém perguntar a um estudante se ele prefere repetir de ano só para ficar um pouco mais no recreio.


Acredito que conscientemente ninguém vai preferir ficar mais no recreio a repetir um ano inteiro na escola. Mas ocorre que quando estamos no recreio, normalmente esquecemos que voltaremos para a sala de aula e queremos prolongar cada vez mais a sensação da diversão e do contentamento.


Cuidado com os aprendizados de criação deliberada. Reflita se está com a sabedoria necessária para criar de maneira a não atrasar a sua evolução e a evolução dos que vivem próximo de você. Cuidado para não criar mais débitos na sua conta corrente cósmica.


Pois criamos débitos para nós, mesmo quando não estamos intencionados a fazer isto. Criamos débitos o tempo inteiro. É preciso muita calma e sabedoria para entender que, em alguns casos, só se purifica mediante muita catarse, as vezes dor e até sofrimento. Equilibrar um débito é uma coisa muito difícil.


Você pode tudo, mas tem que ter

cuidado com suas escolhas.


Tudo gera resultado independente de ser feito intencionalmente ou não. Isto tudo sem considerar todo o entrelaçamento que ocorre e é afetado por uma simples decisão tomada em nossa vida.


Vivemos em um mundo conectado, entrelaçado por um wifi invisível e de alcance infinito. Uma decisão tomada em uma cidade pequena totalmente desconhecida pode ter um efeito cascata que pode dizimar um micro país inteiro localizado do outro lado do mundo que sequer se sabe da existência.


Por isto a necessidade da expansão da consciência e da evolução espiritual. Ela é mais para termos consciência da nossa participação na conexão do todo do que para conquistar benefícios para nosso próprio bel prazer.


Da próxima vez que considerar aprender ou criar algo em sua vida avalie se não é o sr. Ego que está no comando desta decisão, pois ele decide apenas olhando os interesses próprios e visando sua perpetuidade.


O ego precisa que você esteja longe do Espírito e do Todo para que possa continuar existindo, nem que para isto ele tenha que te iludir e te fazer pensar que você é o mais iluminado dos seres viventes nesta terra.

Seja o primeiro a comentar
Construindo seu barco

Construindo seu barco

Deixe a revisão
Sobre tomar as rédeas da própria vida e se preparar para poder criar as opo...
Leia mais
Para onde estamos indo nesta vida

Para onde estamos indo nesta vida

Deixe a revisão
Reflexões de uma apaixonada pela vida, pelo sentir, pelo momento presente, ...
Leia mais
Reinventar é preciso

Reinventar é preciso

Deixe a revisão
Falando um pouco sobre as inquietações e dúvidas que, inevitavelmente, acom...
Leia mais
Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Empreender pode ser sua única saúda para a crise

Deixe a revisão
Em todas as crises a única saída é o empreendedorismo. Independente de abri...
Leia mais
Minha lembrança da Pequena Alma

Minha lembrança da Pequena Alma

Deixe a revisão
A história que trago aqui hoje é linda, simples, singela e me fez chorar no...
Leia mais
Quando o corpo pede socorro!

Quando o corpo pede socorro!

Deixe a revisão
Entender os sinais do nosso corpo é fundamental para ter uma melhor qualida...
Leia mais
Deixe o rio correr para o mar

Deixe o rio correr para o mar

Deixe a revisão
Quando usamos as memórias de forma positiva funciona como refrigério e elas...
Leia mais
Nossos valores determinam nossas prioridades

Nossos valores determinam nossas prioridades

Deixe a revisão
Já parou para pensar em quais são seus valores? Eles certamente são a razão...
Leia mais
Estamos realmente ganhando a vida?

Estamos realmente ganhando a vida?

Deixe a revisão
Já parou para pensar sobre ganhar a vida? Será que o que aprendemos sobre ...
Leia mais