Não confunda incentivo com motivação

Há uma história famosa que contamos em palestras a respeito de um senhor que tinha um emprego simples com um salário baixo, e que mudou a vida de repente que chamaremos de Joaquim.


Joaquim tinha um emprego de operador de máquina industrial, recebia 2,5 salários mínimos, tinha uma família de esposa e dois filhos, tinha um carro popular e morava em um bairro simples, próximo da fábrica. Ele tinha uma vida financeira equilibrada. Não lhe sobrava muito dinheiro, mas tinha suas contas em dia e mantinha um padrão de vida digno.


Um belo dia a máquina estava com um problema e os técnicos não conseguiam resolver. Joaquim, como entendia bem do equipamento, deu uma sugestão que resolveu o problema de forma imediata e duradoura, fazendo com que a máquina voltasse a trabalhar rapidamente.


Ocorreu que o dono da fábrica ficou muito impressionado e promoveu Joaquim a gerente industrial, e seu salário passou de 2,5 mil para 30 mil reais por mês, além de vários benefícios.


Rapidamente Joaquim absorveu a ideia de ser gerente e da imagem que precisava passar. Com seus 30 mil reais logo comprou um carro do ano e uma casa em um bairro nobre, que ficava mais afastado. Sua esposa quis comprar roupas novas e joias para ficar alinhada com as outras vizinhas do novo bairro e mudaram seus dois filhos de escola, trocando de uma da prefeitura para uma particular onde estudava a maioria das crianças do bairro novo.


Nos primeiros meses da promoção Joaquim parecia turbinado. Trabalhava muito, chegava mais cedo e saía mais tarde. Era incrivelmente motivado e trazia sempre novidades e soluções para a empresa. Entretanto, com o passar do tempo ele começou a se sentir desvalorizado, pois seu salário não mudara mais e ele continuara fazendo um bom trabalho. Joaquim ficou desmotivado e achava que um aumento seria a única solução para voltar a sorrir. Em paralelo, seu custo de vida subiu muito e demandava cada vez mais dinheiro para ser mantido.


Toda esta conjuntura fez com que Joaquim, que era uma pessoa simples e feliz, se transformasse em uma pessoa movida a incentivos financeiros em seu trabalho e escravo de um novo padrão de vida. Ou seja, ele ficou infeliz por ter se deixado fascinar pela mudança da situação financeira. Esqueceu-se de que nenhuma situação financeira é permanente, nem a pobreza nem a riqueza e que a motivação de vida tem que estar acima destas condições.


É claro que esta é uma história hipotética e que nem todos fariam o mesmo que Joaquim, mas a mensagem aqui é: não confunda incentivo com motivação.


Mantenha a fonte interna sempre viva e terá condições de superar qualquer obstáculo que aparecer em seu caminho.

Seja o primeiro a comentar
Baixe grátis o Guia Prático para Uma Vida Produtiva
Compartilhe!
Livros que recomendo

Deus Não Está Morto - Amit Goswami

Deixe a revisão
O físico Amit Goswami é o precursor do ativismo quântico. Entender suas obras é o primeiro passo para ingressar nesta seara com algum conhecimento. Nesta obra ele explica cientificamente a existência de uma Entidade Suprema, uma Inteligência Divina, um Criador, ou seja Deus. Mas prepare-se para quebrar seus paradigmas sobre o Deus Velho Sentado no Trono te observando e julgando o tempo inteiro...
Link https://amzn.to/3em1pMX
Tags
Leia mais

Mentes Informadas - Helio Couto

Deixe a revisão
Helio Couto é o Cara! Ele é o cara que disseminou o conhecimento da Física e da Mecânica Quântica ao nível popular. Ele fala de um jeito que as pessoas normais conseguem entender. Aconselho todo mundo a ler tudo que ele produz. Ele tem linha direta!!! É só clicar no nome dele que abre o site com todos os livros dele, inclusive tem muitos que são grátis e podem ser baixados em pdf.
Client
Mentes Informadas - HelioCouto
Tags
Leia mais

O Universo Autoconsciente - Amit Goswami

Deixe a revisão
A consciência cria o mundo material e o universo tem um projeto único para toda a existência. Esta é a proposta do livro, da qual eu acredito 100%. É muito interessante quando nos damos conta de que somos parte de um plano maior e assim podemos entender boa parte das coisas que acontecem no mundo.
Link https://amzn.to/3a9OPgt
Tags
Leia mais

A Arte de Viver - Epícteto

Deixe a revisão
O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria. Este é o complemento do título deste magnífico livro originado de textos escritos pelo filósofo prático Grego Estoico Epícteto, o qual viveu a maior parte de sua vida em Roma, tendo ali praticado sua filosofia clássica aplicada à vida prática. O livro é fascinante e cheio de conselhos atuais, embora tenha vindo de escritos datados de meados (ou pouco depois) do século 1. A leitura é fácil, tranquila e merece ser promovida a leitura de cabeceira por ser tão atual e aplicável à nossa vida prática. O livro é considerado o primeiro manual de filosofia prática do oriente. Aproveite a leitura.
Link https://amzn.to/2YO3rQc
Tags
Leia mais

O Ser Quântico - Danah Zoar

Deixe a revisão
A autora, uma física e matemática reconhecida, traz uma visão nova do ser, depois que passou por um processo de gravidez que a fez ampliar sua visão da física quântica. Um dos melhores livros que já li, mas como todo bom livro, você tem que se esforçar para passar do começo para ficar realmente bom. SIMPLESMENTE LEIA!
Link https://amzn.to/2WS7Tu6
Tags
Leia mais

Leituras que recomendo pra você!